quarta-feira, 26 de junho de 2013

Onde ficar?

Então... Eu não sou uma expert em viagens, mesmo porque eu viajo muito pouco, mas o pouco de experiência que eu tenho já dá pra saber um pouco das coisas... Uma grande dúvida (que também caiu sobre mim) é: onde ficar? Existem milhares de opções nesse mundão afora: hotéis, apartamentos, quartos alugados, albergues, até sofás... Cabe a você decidir o que você quer pra sua viagem...

Para a minha eu decidi pelo Hostel (vulgo albergue). Por quê, vc me me pergunta? Bom, dois motivos principais:
- Mais barato... Para uma viagem de mochilão, que é o meu caso, pode fazer muita diferença;
- São na maioria das vezes muito divertidos, com bares nos locais, um público jovem e diferente, o que te permite conhecer muita gente.

Para quem está procurando conforto, banheira de hidromassagem, privacidade e serviço de quarto, eu recomendo fugir para as colinas procurar um hotel. Se seu objetivo na viagem é descansar, não escolha um hostel. Eles também são barulhentos, os quartos e banheiros são compartilhados e, geralmente você precisa caçar fazer sua comida. E essa é a magia da coisa.

Claro que tem alguns requisitos básicos para a escolha do Hostel ideal. Não é qualquer espelunca cheia e pulgas e percevejos em beira de estrada que você vai optar para passar suas férias não é mesmo?

Então, para mim, os requisitos básicos de albergue são:
- Segurança: é importante que eles tenham um cofre para que você possa guardar documentos ou objetos de valores (passaporte, dinheiro e cartão extras - vai que você é assaltado na rua né, melhor prevenir, turistas são sempre foco). No item segurança acho bacana aqueles que tem armários também nos quartos, para poder guardar a bagagem, afinal, os quartos são compartilhados com estranhos.
- Localização: Opte por aqueles mais centrais ou que tem estações de metrô por perto. No Brasil o metrô não funciona lá muito bem, mas na maioria dos outros países o metrô é meio de transporte de escolha e te leva para a maioria dos pontos turísticos. Se você vai mochilar, tem que saber andar de metrô.
- Café da manhã: não é um requisito básico, mas se tiver ganha pontos. Você já sai preparado para o batidão do dia, sem ter que se preocupar em procurar primeiro uma coisa para comer.
- Cozinha: Para a maioria das pessoas que faz mochilão o fato do albergue ter uma cozinha é super importante, porque cozinhando sua própria comida, você economiza uma grana para outras atividades. Como eu não cozinho nem na minha própria casa no dia a dia, este para mim é um item dispensável.
- Bar: Ah, um bar! Esse para mim tem um peso muito mais importante que a cozinha. O bar é um ambiente de socialização gigante, sem contar que tira qualquer estresse da caminhada diurna. Eu aprovo. O problema é que os albergues que tem bares podem ser mais barulhentos que os demais o que pode incomodar alguns. Ah, e claro, os bares são outra forma de você descolar comida sem ter que cozinhar ;)
- Roupas de cama e toalhas: Nem todos os albergues oferecem. A maioria oferece roupa de cama, mas aluga toalha. Fiquem de olho antes de ir, para não passarem aperto.
- Lavanderia: Alguns albergues tem lavanderias. Isso pode ser importante para quem vai ficar muito tempo, com pouca bagagem (geralmente todos os mochileiros). 
- Secador de cabelo, ferro de passar roupa e outros: Estes são muito extras e é difícil encontrar. O ferro geralmente tem naqueles Hostels com lavanderia. Secador de cabelo foram poucos que vi. Para algumas mulheres isso é importante. Eu não ligo tanto. Quanto ao ferro, tente levar roupas que não precisam ser passadas.

Depois que você tiver escolhido aqueles que mais se encaixam no que você procura, dê uma olhada nos comentários dos hóspedes. Talvez aquele bonito não seja seguro. Ou aquele com armários tenha um banheiro misto, coisa que você não admite. Ou então, aquele bem perto do centro seja um pulgueiro... Enfim, opinião de pessoas que estiveram por lá contam muito.

Enfim, como disse eu não sou uma expert no assunto, mas de tanto pesquisar eu aprendi um pouquinho. Mesmo porque eu sei o que eu quero ou que acho importante, mas a lista de prioridades pode variar de pessoa para pessoa. Como estou em fase de escolha dos Hostels para a minha próxima viagem, achei bacana pontuar o que eu estou procurando até mesmo para eu me orientar (acho que já disse antes, mas eu preciso pensar em voz alta).

Assim que eu decidir os Hostels que ficarei eu coloco aqui no Blog e faço comentários do porquê da escolha. E quando eu estiver lá eu comento se valeu ou não a pena...

Ah, só pra terminar, os melhores sites de reserva de Hostels que achei foram:

- www.hihostel.com (este apenas da rede Hostelling International, muito boa por sinal)
Obs.: Nem todos os hostels estão em todas as redes de busca. Vale a pena procurar em todas para comparar preços e opções.

Então é isso... Boa sorte e muita paciência na procura. E se alguém tiver alguma dica de Hostel em Londres, estou aberta a sugestões ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário