quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ahhhh o Ato Médico...

Pense numa pessoa que não aguenta mais esse assunto? Pois é.. EU!!!! Sou a favor das discussões, mas acho que já virou picuinha médico against the world... E eu detesto picuinhas.
Minha opinião sobre o assunto:
Eu sou Enfermeira e a Enfermagem foi minha primeira escolha, não preciso deixar claro que nunca quis ser médica... Discordo de vetarem a parte de diagnóstico e prescrição... Temos sim que trabalhar em conjunto, temos sim que ver o paciente como um todo... Mas o pessoal está esquecendo que dentro de uma equipe, cada um tem que se responsabilizar por uma parte do todo para que a coisa ande... e diagnóstico MÉDICO e prescrição MÉDICA são sim atribuições dos médicos, afinal, eles estudam mais pra isso também... Enquanto enfermeira eu não vejo a menor possibilidade de enfermeiro fazer essa parte e nunca quis isso como função... E não estou depreciando de forma nenhuma minha profissão, afinal, temos a nossa sistematização, os nossos diagnósticos de ENFERMAGEM e as nossas prescrições de ENFERMAGEM, que dizem respeito ao cuidado, coisas que nos competem... 
Quanto a indicação de procedimentos invasivos sempre foi assim, sempre será... O médico define quando é hora ou não de realizá-los. Qual  o problema disso?
Já a realização de cirurgias, anestesia geral, alguém estava realmente brigando por isso?
Quanto a administração dos serviços, aulas e tudo mais, eu ODIAVA ter aulas com outros profissionais que não enfermeiros. Eles não sabiam exemplificar nossa prática, e acabavam distorcendo um pouco o assunto (o que é diferente de aprender com as outras profissões no dia a dia, na prática, pois você já sabe sua competência e está aprimorando seus conhecimentos). Era ruim e eu acho que para os médicos isso não muda muito. Quanto à direção de serviços de saúde, bobagem... Ainda vão existir chefias de outras áreas se eles forem competentes... Os serviços precisam de pessoas que entendam do trabalho para poderem cobrar...
Enfim, sou a favor do ato médico... Já que todas as profissões da saúde tem suas regulamentações, por que não a Medicina?

Pronto!!! E não falo mais sobre isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário